Enquanto os gastos com propaganda em mídia Exterior
convencional permanecem saudáveis e estáveis, outros tipos de mídia
desse segmento, conhecidas como Mídia Exterior alternativas ou
diferenciadas, estão crescendo rapidamente, de acordo com a análise
publicada pela PQ Media.
Comparado as mídias exteriores convencionais, que cresceram 10.6% no
ano passado, esses outros tipos
alternativos, que compreendem também mídia
indoor (telas e redes de propaganda em vídeo, outdoors
digitais e displays), cresceram 27% em 2006 para $1.69 bilhões. Para
2007, as mídias alternativas ou diferenciadas têm uma expectativa de
crescimento acelerado a uma taxa de 27.7%.
“Mídias exteriores alternativas têm
apresentado um padrão eletrizante, quase como em uma tempestade
perfeita”, disse Patrick
Quinn, presidente e CEO da PQ Media.
“Ironicamente, as tendências que têm atrasado a mídia tradicional,
controle e fragmentação do consumidor, contabilidade e a emergência
de tecnologias digitais, são os catalisadores do tremendo
crescimento e expansão das mídias exteriores alternativas”.
Entre os três segmentos de mídias exteriores alternativas ou
diferenciadas, identificados pela PQ Media em seu último relatório,
as redes de propaganda em vídeo são o maior sub-segmento,
contabilizando 60% dos gastos totais com mídia conforme dados
oferecidos por empresas como National
CineMedia, Premiere
Retail Networks
e Gannett’s
Captivate Network. Os gastos com
o sub-segmento cresceram 28% em 2006 para um total de mais de $1
bilhão.
Outdoors digitais e displays, como os utilizados por empresas como
Clear Channel
Outdoor, Lamar
Advertising e Reactrix
Systems, é o sub-segmento que cresce com
maior rapidez, com um aumento de 55.4% em 2006 para $232.2 milhões.
Mídias de base local, que é o segundo maior segmento de mídias
exteriores alternativas, cresceu 14.1% para $446.4 milhões.
Jorge Luiz Mussolin
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